Curso de Implantologia e Reabilitação Oral – 2013/2014

18ª FORMAÇÃO

CURSO 2013/2014:

1º módulo  
14 e 15 de dezembro

Anatomia implantológica; histologia, morfologia e qualificação dos tecidos ósseos; osteointegração; fundamentos das técnicas cirúrgicas; PRP – plasma rico em plaquetas (factores de crescimento); anestesiologia aplicada à implantologia; estudo e referências radiológicas (ortopantomografia, TAC, 3d, ressonância magnética); tipos e superfícies de implantes; indicações e contra indicações; sistemas de implantes atuais; avaliação dos implantes do mercado – prós e contras; diferenciais dos sistemas de implantes; factores determinantes na escolha do melhor implante;
Sedação consciente (óxido nitroso): conceitos básicos e sua aplicação na implantologia

Escolha do tema da monografia a ser apresentado no final do curso

Prática de estudo radiológico e interpretação das TACs.

Prática de recolha de plasma rico em plaquetas (factores de crescimento).

Prática de sedação consciente.

 

2º módulo
25 e 26 de janeiro

Esterilização, desinfecção e assepsia; preparação do campo cirúrgico e da sala operatória; anamnese; exames pré operatórios; avaliação dos exames laboratoriais; cuidados cirúrgicos e terapêuticos pré e pós operatórios; diagnóstico e plano de tratamento; biomateriais; regeneração tissular guiada e regeneração óssea guiada; protocolo cirúrgico de aplicação de implantes; tipos de over dentures; tipos de atachmans (oring, barra, locator, etc.)- vantagens e desvantagens.

Prática cirúrgica nos tecidos moles em peças anatómicas: incisões, descolamentos e suturas.

Hands-on com aplicação de implantes.

Cirurgia ao vivo com aplicação de implantes.


3
º módulo
22 e 23 de fevereiro

Técnicas de elevação dos seios maxilares
Anatomia, patologia e terapêutica pré a pós-operatória; indicações e contra-indicações; técnicas directa (Caldwell-Luc) e indireta — passo a passo, técnicas do balão inflável, sistema hidráulico e outras.
Biomateriais – análise dos biomaterias existentes no mercado – vantagens e desvantagens; piezocirurgia; plasma rico em plaquetas; prática com realização de PRP (factores de crescimento) e membranas de PRP.
Casos clínicos com relato de 15 anos de experiência

Prática em peças anatómicas

Cirurgia ao vivo da técnica direta de elevação dos seios maxilares


4º módulo
22 e 23 de março

Oclusão; importância da oclusão no diagnóstico e prognóstico das reabilitações implantossuportadas;  estudo das atms; técnicas de moldagem; modelos de estudo; determinação da relação cêntrica; determinação da pendente condilea e dos ângulos de bennett; axiografia; tipos de articuladores; montagem do arco facial e articuladores semi-ajustáveis; encerado diagnóstico; guias radiológicas e guia cirúrgica; união dente – implante (vantagens e desvantagens).

Pratica individual de montagem em articulador semi – ajustável e individualização da montagem.


5º módulo

12 e 13 de abril

Implante com carga imediata; implantes imediatos pós extração; protocolo cirúrgico e protésico. Indicações e contra indicações; técnicas cirúrgicas atraumáticas; vantagens e desvantagens; protocolo de carga progressiva em relação aos diferentes tipos de osso, implantes e próteses.

Cirurgia em directo de implante com carga imediata.

Hands-on de aplicação de implantes.

Neste módulo haverá prática de preparação e montagem do bloco operatório com as assistentes dos alunos.

 

6º módulo
24 e 25 de maio

Prática cirúrgica de aplicação de implantes em pacientes a realizar-se pelos alunos.
Avaliação em grupo dos casos cirúrgicos – antes e após cada cirurgia.


7º módulo
13 e 14 de junho

Módulo realizado na cidade de Zaragoza, Espanha, em conjunto com a ESORIB (European Scholl of Oral Reabilitation Implantology and Biomaterials) com professores da New York University. Módulo oferta do curso.


8º módulo
26 e 27 de julho

Prática cirúrgica de aplicação de implantes em pacientes a realizar-se pelos alunos

Avaliação em grupo dos casos cirúrgicos – antes e após cada cirurgia.


9º módulo
13 e 14 de setembro

Técnicas cirúrgicas avançadas; biomateriais; implantes zigomáticos; implantes pterigoideos; desvio do plexo dentário inferior; expansão óssea; elevação do seio maxilar; distracção osteogênica; enxertos ósseos; osteoplastias; condensação óssea; cirurgias complexas; implantologia nas cirurgias ortognáticas e oncológicas; piezocirurgia;

Prática em peças anatómicas com piezocirurgia.

Prática com equipamento laser de alta e baixa potência.


10º módulo
11 e 12 de outubro

Biomecânica; moldagens de trabalho sobre implantes; técnicas para aumentar o volume da mucosa nas emergências das coroas; confecção dos diferentes tipos de munhões; reabilitações implanto-muco-suportadas (vantagens e desvantagens); reabilitações aparafusadas e cimentadas (vantagens e desvantagens).

Prática em modelos.

Prática cirúrgica de aplicação dos cicatrizadores e (ou) moldagens de trabalho dos pacientes submetidos as cirurgias pelos alunos.

Apresentação das monografias.

 

11º módulo
15 e 16 de novembro

Próteses sobre implantes unitários e múltiplos; caracterização e personalização de próteses provisórias e definitivas; reabilitações fixas implantossuportadas e mistas; optimização da estética.

Prática: Aplicação das próteses finais em pacientes submetidos a implantes nas cirurgias realizadas pelos alunos.

Encerramento com jantar festivo e entrega dos certificados


CORPO DOCENTE:

  • Drs Jose F Ballester; Hiram Fischer; Edson Ávila; Marc Obrecht; Imanol Barinagarrementeria; Jacobo Alvarez; Carlos Batista e Mila Trindade.

Importante: Esta programação poderá sofrer alterações relativamente ao acréscimo de informações e temas. A implantologia é uma ciência com grande desenvolvimento e frequentemente há lançamentos de novos materiais e técnicas cirúrgicas que são incorporadas no curso.

Após a conclusão do curso os alunos tem acesso ao exame que permite frequentar o segundo ano da Universidade de Toulouse para a obtenção do “DIPLÔME D´UNIVERSITE D´IMPLANTOLOGIE ORALE ET MAXILLO-FACIALE”, título exigido em alguns países europeus para a prática da implantologia.

Horário das aulas:
Sábados – 9:00 às 13:00h e 14:30 às 20:00h
Domingos – 9:00 às 14:00h

O valor do investimento é de € 300,00 + IVA de inscrição.
O valor de cada módulo é de € 700,00 + IVA (10 módulos).
O 6º módulo realizado em Espanha com professores da New York University é oferta do curso.

É obrigatória a apresentação de um comprovante de inscrição na OMD ou entidade internacional equivalente.
Os alunos do 5º ano de Medicina Dentária poderão realizar o curso, porém somente poderão fazer as cirurgias em pacientes após a inscrição na OMD. A organização do curso responsabiliza-se por definir datas para as cirurgias em comum acordo com os profissionais e os pacientes, sem custos acrescidos para os alunos.

Apoio:

Esorib – European School of Oral Rehabilitation Implantology and Biomaterials – www.esorib.com
Medbone® – Medical Devices Ltd –
www.medbone.pt
Esthetic School –
www.estheticschool.eu
European Clinics Corporation – www.euroccorp.eu
Centro Europeu de Pós Graduação em Medicina Dentária – www.posgraduacao.eu