Instalações

 



O European Implantology Center – EIC, inicialmente denominado Centro Europeu de Implantologia – CEI, foi fundado na Cidade do Porto em 1996 pelos Médicos Dentistas Edson de Sá Ávila e Hiram Fischer Trindade, com o objetivo de criar em Portugal um centro de formação e estudos de implantologia e prótese com um nível de qualidade superior, pois as poucas iniciativas existentes nesta área eram “cursos de fim de semana” promovidos por casas comerciais que “ensinavam” os Médicos Dentistas a aplicar implantes e com objetivos claros de venda dos seus equipamentos.

Desde 1996 até os dias de hoje os cursos são ministrados de forma cada vez mais dinâmica e atualizada e sempre com a preocupação de oferecer o que há de mais recente e cientificamente comprovado em conformidade com a evolução das especialidades.  Foram realizadas 21 formações de implantes e um número aproximado de próteses.

A criação do Centro Europeu de Pós-Graduação – Medicina Dentária – CEPG-MD, com a finalidade de realizar cursos nas demais especialidades médico dentárias e segundo os mais elevados conceitos científicos com professores que tivessem um reconhecimento internacional, foi uma consequência natural do crescimento e da credibilidade do EIC e da procura por novas formações que tivessem como princípio a qualidade.

O CEPG-MD tem uma filosofia de trabalho que é uma das bases de toda a sua atividade: SER INDEPENDENTE. Não estabelecer relações com empresas de produtos médico dentários que tenham como objetivo condições de vantagens/comissões comerciais nos cursos em detrimento da verdade científica e clínica. A nossa meta é formar e atualizar profissionais com capacidade para trabalhar com todos os produtos do mercado e não ficarem dependentes de marcas comerciais exclusivas.

A qualidade dos cursos do CEPG-MD pode ser comprovada pelos mais de 300 Médicos Dentistas e Estomatologistas que deles participaram, ultrapassando fronteiras, o que resultou na presença de profissionais de países como Reino Unido, Espanha, França, Luxemburgo, Suiça, Bélgica, Brasil, Angola e Holanda.

O reconhecimento por parte de Universidades e entidades internacionais congêneres proporcionou a assinatura de importantes protocolos científicos, como o da Universidade Fernando Pessoa com a criação do “Diploma Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral” e do “Master Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral” com um total de 60 ECTs de acordo com o Tratado de Bolonha e válidos em todos o território comunitário.

Com a European School of Oral Rehabilitation Implantology and Biomaterials – ESORIB, com sede na Espanha, a parceria possibilitou aos alunos do CEPG o acesso a acordos com as Universidades de Nova Iorque, Paris e Toulouse. Por meio destes acordos os alunos do CEPG podem frequentar, em condições especiais, formações nessas universidades e participar de um encontro anual de caráter científico com professores da NYU.

O CEPG-MD é uma entidade certificada pelo DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, organismo responsável pela certificação dos cursos de formação profissional. O CEPG-MD encontra-se integrado na rede de entidades formadoras estando qualificada na área das Ciências Dentárias. Com esta certificação os cursos estão isentos de IVA.

As instalações são constituídas por um espaço com aproximadamente 400 m², com 9 equipas, 1 bloco operatório, 1 sala de aulas, uma pequena biblioteca e uma sala de convívio. Este espaço é utilizado exclusivamente para as formações.